Alimentos que impulsionam o sistema imunológico para incluir em sua dieta

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Alimente seu sistema imunológico com esses alimentos

Ouvimos tanto sobre o Sistema imune, mas o que é e como funciona? Existem alimentos que estimulam o sistema imunológico?

As mudanças em sua dieta e estilo de vida podem melhorar seu sistema imunológico? Vamos falar sobre proteger seu corpo de doenças comendo alimentos que estimulam o sistema imunológico.

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é a primeira linha de defesa do corpo contra vírus, doenças e enfermidades nocivas. Existem dois componentes do sistema imunológico: a imunidade inata e a imunidade adaptativa (adquirida).

O sistema imunológico inato detecta vírus, bactérias, toxinas, parasitas, etc., e reconhece feridas ou traumas no corpo. O sistema imunológico adaptativo se desenvolve ao longo do tempo à medida que seu corpo é exposto a micróbios (uma bactéria, vírus, germe, inseto, etc.)

Esses dois componentes trabalham juntos para mantê-lo saudável. Com a ajuda do sistema imunológico inato, que patrulha o corpo, o sistema imunológico adaptativo pode mudar para se defender conforme necessário.

Os sistemas imunológicos são muito complexos. Para que o sistema imunológico funcione melhor, muitos fatores precisam estar em equilíbrio, como dormir, atividade física, nutrição, estresse e meio ambiente.

Por que a comida é importante para o seu sistema imunológico

Embora muitos fatores desempenhem um papel na sua saúde geral, a nutrição é um componente enorme.

Consumir uma dieta pobre em nutrientes tem sido associado a condições crônicas de saúde, como diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, câncer e obesidade.

Se você tiver uma dessas condições, quaisquer micróbios ou toxinas externas podem ameaçar um sistema imunológico ocupado.

Consumir alguns alimentos saudáveis ​​em sua dieta ou tomar suplementos quando você está doente não é suficiente para impulsionar seu sistema imunológico.

Sistema imunológico impulsionando alimentos e nutrientes

Uma dieta balanceada contendo uma variedade de vitaminas e minerais irá apoiar a capacidade do seu corpo de combater infecções e doenças.

Água

Hidratação adequada é crucial para corpos saudáveis ​​e funcionais. A água é vital para os rins e outras funções corporais.

Desde a lubrificação das articulações até a disponibilização de minerais e nutrientes no corpo, a água é importante para o funcionamento ideal do sistema imunológico.

Se você está procurando maneiras adicionais de se manter hidratado, frutas e vegetais contêm muita água.

Alimentos integrais e alimentos à base de plantas

Comendo alimentos orgânicos está enchendo e reduz o consumo de alimentos processados ​​que impactam negativamente seu sistema imunológico.

Alimentos integrais à base de plantas também contêm diferentes tipos de fibras; ingestão de fibra dos americanos é cerca de metade do que deveria ser.

Uma dieta rica em frutas e vegetais fornece a fibra que constrói um microbioma intestinal saudável.

Uma alimentação saudável tem muito a ver com o sistema imunológico do corpo. Pesquisadores da Johns Hopkins vêm estudando como as doenças alteram a composição do intestino e como essas mudanças afetam o sistema imunológico.

Um pesquisador afirmou que uma grande parte do sistema imunológico está no trato GI. Embora seu sistema imunológico esteja dentro do seu corpo e algumas bactérias estejam do lado de fora, elas ainda interagem.

Portanto, alimentar seu intestino com alimentos saudáveis ​​​​ajuda seu sistema imunológico a funcionar de maneira ideal.

Alimentos ricos em probióticos

Alimentos fermentados, como iogurte, kimchi, chucrute e kefir, contêm probióticos que podem ajudar a construir um sistema digestivo saudável.

Comer alimentos ricos em probióticos pode ajudar na saúde intestinal e no sistema imunológico.

Gorduras saudáveis

Procure consumir gorduras naturais de alimentos integrais, como abacates, nozes, sementes, peixes gordurosos e azeite de oliva. Evite alimentos com óleos parcialmente hidrogenados nos rótulos dos ingredientes.

Alimentos a evitar para o seu sistema imunitário

Para manter seu corpo mais saudável para combater vírus, especialmente durante a temporada de gripe, é melhor evitar ou limitar o consumo dos seguintes alimentos:

Alimentos ultraprocessados/Conservantes e aditivos alimentares comuns

Estudos recentes avaliaram os efeitos potencialmente nocivos de alguns aditivos alimentares químicos no sistema imunológico.

Esses alimentos são considerados ultra processados ​​(batatas fritas, biscoitos, produtos embalados, jantares congelados, etc.) e carecem de nutrientes essenciais para apoiar a função imunológica saudável, incluindo vitamina D, vitamina C, zinco, magnésio, cálcio, potássio, vitaminas B, etc.

O MSG (glutamato monossódico), um aditivo alimentar que melhora o sabor encontrado em sopas e molhos, pode causar inflamação crônica em algumas pessoas e afetar a saúde do fígado.

O aspartame, um adoçante não nutritivo encontrado em mais de 4.000 produtos em todo o mundo, pode causar uma resposta inflamatória em algumas pessoas.

Sal

O consumo excessivo de sal e pequenas quantidades de potássio podem contribuir para a hipertensão. A pressão arterial elevada pode então contribuir para doenças cardíacas e/ou acidente vascular cerebral.

O sal pode ser encontrado em grandes quantidades em muitos alimentos processados ​​(sopas, carnes processadas, queijos, refeições congeladas, fast food, etc.).

Açúcar

Adicionado açúcares encontrados em sucos, refrigerantes, xaropes, cereais adoçados, iogurtes aromatizados e doces fornecem pouco ou nenhum valor nutricional para o sistema imunológico.

O açúcar pode ser difícil de identificar em um rótulo de alimentos, pois tem muitos nomes. Verifique os rótulos dos ingredientes para palavras que terminam em “ose”, por exemplo, frutose ou sacarose.

Álcool

Quando você consome álcool em excesso, seu fígado trabalha mais. Isso pode enfraquecer sua funcionalidade ao longo do tempo, o que pode atrapalhar as interações com outros órgãos e causar inflamação.

Ao maximizar as funções do sistema imunológico, é melhor eliminar ou consumir álcool com moderação.

Ácidos graxos ômega-6

Evite o consumo excessivo de ácidos graxos ômega-6 (encontrados em óleos como milho, girassol, semente de uva, amendoim, vegetais, maionese, muitos molhos para salada, etc.).

Um desequilíbrio de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 pode fazer com que o corpo produza produtos químicos pró inflamatórios.

Uma boa nutrição ajuda todo o corpo

Ao alimentar seu corpo com uma variedade de alimentos integrais, reduzindo ou eliminando os produtos químicos e substâncias que aumentam a inflamação crônica, você pode melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

Esta é apenas uma área de estilo de vida que afeta nosso sistema imunológico, então é melhor considerar como você pode melhorar não apenas sua dieta, mas também seu sono, exercício e gerenciamento de estresse.

Se precisar de ajuda, considere falar com um médico.

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